segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Os gases poluentes serão responsáveis pelo aumento de 5ºC na temperatura do Brasil.




Já faz alguns anos que reconhecemos os danos causados por esses gases como, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso, perfluorcarbonetos, vapor de água, CFCs e hexafluoreto de enxofre, na atmosfera de nosso planeta causando o aquecimento global.

Só em 2006, foi comprovado que as nações deveriam  reduzir a emissão de gases que agridem a atmosfera. O estudo desenvolvido pelo economista, Nicolas Stern, encomendado pelo governo britânico, causou um grande impacto mundial, pois aponta que se não for reduzida metade da emissão desses gases poluentes causadores do efeito estufa, a temperatura do nosso planeta até 2035, pode aumentar 2ºC. Em outro estudo, o economista aponta que há longo prazo, a 50% de chance da temperatura da terra aumentar até 2050, 5ºC.

( Capa do livro sobre as mundaças climáticas,  escritos pelo economista Nicholas Stern)

2005, foi  o ano mais quente desde o início dos registros climáticos modernos. Nesse mesmo ano, a revista Veja publicou um gráfico sobre aquecimento global que mostra onde a temperatura vai aumentar entre 20 e 50 anos. No Brasil, se o alto número de gases continuar sendo emitido na atmosfera, em 50 anos a temperatura do nosso país pode aumentar 5ºC. Mas região que será mais afetada pelo aquecimento global é a região norte do planeta, mais especificamente o pólo Norte, que poderá ter um aumento de 6°C, que ocasionará o derretimento das geleiras.
Existe um estudo que define, porque nas geleiras, principalmente no pólo Norte, será onde a temperatura irá mais aumentar. No século XX, o sérvio Milutin Milankovitch, explicou como o deslocamento cíclico da terra pode causar o avanço ou recuo das geleiras e as eras glaciais. Acredita-se que esse estudo pode explicar o que está acontecendo com o nosso planeta.

Em ciclos de 90.000 anos a Terra tende a mudar a órbita em torno do Sol de elíptica para circular, ou vice versa. Atualmente, a Terra tende a uma órbita circular, o que aumenta a incidência do Sol. Também varia a inclinação do planeta ao seu eixo central entre 22,5 a 24,5 graus, em intervalos de 40.000 anos. Quanto maior a inclinação menor a formação de gelo nos pólos e, quanto menor a inclinação maior a formação de gelo nos pólos. Neste momento, nossa exata inclinação é de 23,5 graus.


Em alguns anos, como consequências dessa inclinação e do aumento da temperatura dos pólos, a geleiras vão derreter, causando o aumento do volume do mar o que provocará catástrofes ambientas incalculáveis, desaparecimento de cidades, destruição de áreas vegetais e morte de seres vivos, são algumas delas.

Escrito por: Rafael Meyer / Fotos: Divulgação

Um comentário:

  1. Rafael,
    Vamos usar titulos com ação:
    Gases poluentes esquentam o planeta, no Brasil, temperatura pode subir 5ºC
    Revise o texto mais uma vez, tem erros digitação, palavra incompleta, alguns excessos de vírgulas.
    Para interpretar melhor o ultimo grafico, mencione as possiveis consequencias do derretimento, vimos no filme.

    ResponderExcluir