quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Alternativas na Utilização de Energia

                                                                Alguns tipos de energias renovaveis

Até 2035, o mundo gastará quase 1,5 trilhões de dólares para atender um aumento na demanda de energia. O Brasil não irá ser tão afetado, pois de acordo com o ministro de Minas e Energias, Edison Lobão, o país utiliza 45% de fontes renováveis na produção de energia, completamente o oposto que os países da América do Norte que tem quase 63,3% de produção energética de origem térmica. Nos próximos 25 anos o investimento em petróleo e gás será de 10 trilhões para o petróleo e para o gás será de 9,5 trilhões de dólares.

"Nós veremos esses investimentos tomarem forma em algumas área, mas o principal "ponto de interrogação" vem da África e do Oriente Médio'' , afirma Fatih Birol, economista chefe da AIE, que lamenta a falta de investimento.Mais de 1,3 bilhões de pessoas no mundo ainda não têm acesso à energia elétrica, segundo a AIE (Agência Internacional de Energia). A preocupação maior é com a África e o Oriente Médio. Para que uma grande parte da humanidade tenha acesso à rede elétrica e com o desenvolvimento econômico, a eletricidade representará 45% das necessidades, com uma projeção 16,9 trilhões, muito à frente do carvão (3%, 1,1 trilhão) e dos bicombustíveis (1%, 300 bilhões).

O crescimento da demanda e seu impacto sobre o clima, é um dos grandes desafios do século 21, com a chegada de grandes países como a China, Índia e Brasil no cenário da produção energética mundial. O Ministério de Minas Energia (MME), juntamente com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) decidiram somar esforços para realizar o “Fórum Global de Energias Renováveis”, evento de grande envergadura com a participação de Ministros de Estado do setor energético de diversos países. Estas nações que participam do fórum estão atrás de novas fontes alternativas para a produção de energia querem produzir com equilíbrio sem danos ao meio ambiente.

De acordo com Birol, a AIE representa os interesses dos países ricos e grandes consumidores de petróleo, e quando os interesses desses países são afetados, a AIE lida diretamente com a OPEP (Organização de Países Exportadores de Petróleo).O petróleo é um recurso natural abundante, porém sua pesquisa envolve elevados custos e complexidade de estudos. É também atualmente a principal fonte de energia, servindo também como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se benzinas, óleo diesel, gasolina, alcatrão, polímeros plásticos e até mesmo medicamentos. O crescimento da demanda, e seu impacto sobre o clima chegam a ser um dos grandes desafios do século 21, e com a chegada de grandes países como a China, Índia e Brasil no cenário da produção energética mundial. A AIE deve apresentar em novembro seu relatório anual sobre energia, onde poderá ser visto que países terão que mudar suas formas de criar e utilizar energias.


Thiago Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário