segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Agricultura - A grande ameaça de escassez de água

Responsável por 70% do consumo de água, a expansão da agricultura no mundo representa um dos principais fatores que poem em risco a existência desse recurso vital para o ser humano

A irrigação em torno dos rios que abastecem diversas populações no mundo mostram o quanto prejudicam a existência deles. Em muitos desse lugares, a disponibilidade de água desses rios é insuficiente para saciar os desejos de consumo das pessoas. O que gera um déficit desse recurso, que muitas vezes, só é notado ao longo dos anos. Continentes como a Europa, África e principalmente a Ásia possuem uma quantidade de habitantes maior que a quantidade de água disponível.

O Lago Chapala, no México, teve seu volume de água reduzido pela metade e sua área diminuída em 30%. Os motivos: expansão da agricultura ao seu redor e o uso de água para consumo urbano. Assim como o Lago Chade, na África Central, que teve 95% de área reduzida, o Mar de Aral, Ásia Central, que perdeu 75% do volume de água e o Rio Amarelo, China, que teve seu volume reduzido em 75%. Isso tudo, em um média de 40 anos.

Assim como a agricultura, a indústria (22% do uso de água) e o consumo doméstico (8%) também representam uma grande ameaça a escassez desse recurso. Nos últimos cem anos, estatísticas mostram que para cada copo de água em 1900, agora se gastam quase oito copos. Apontam também, a quantidade de água usada para se produzir, sendo o carro (usa-se 1,2 milhões de litros para produzi-lo) e a carne (usa-se 15000 litros) grandes consumidores.

Por fim, não se pode deixar de citar a poluição. A China teve, em 2005, seu maior rio, Yang Tsé, atingindo o nível mais baixo em vinte anos. Teve também, o desaparecimento de 80% dos peixes em seus rios. Com 20% do território mundial, o território chinês guarda apenas 7% de água e no ritmo atual, toda a águasubterrânea do norte da China terá desaparecido em 2030.

Luana Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário