segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Aquecimento Global o mais urgente problema do sec.21

O aquecimento global vem acontecendo e foi acarretado pela atividade humana.



Embora o clima tenha sempre variado de modo natural, resultados de pesquisas e
simulações sofisticadas vêm sinalizando evidências de que as emissões excessivas de
dióxido de carbono, metano e óxido nitroso podem provocar mudanças permanentes e irreversíveis no clima. Têm sido observados indícios de ocorrência de temperaturas médias mais elevadas,assim como o aumento na sua oscilação. Qualquer mudança da Terra tenderá a alterar as temperaturas atmosféricas e oceânicas. Os perigos representados pelo aquecimento global não são palpáveis, imediatos ou visíveis no decorrer da vida cotidiana, por mais assustadores que pareçam.
Alguns dos principais efeitos já percebidos nos dias atuais são:aumento do nível do mar;alteração no suprimento de água doce;maior número de ciclones;tempestades de chuva e neve fortes e mais freqüentes; e forte e rápido ressecamento do solo.
De acordo com o Relatório de Stern a concentração dos gases geradores de efeito estufa na atmosfera poderá atingir o dobro do seu nível pré-industrial já em 2035. Mesmo sabendo de todos esses efeitos, muita gente continua sentada, sem fazer nada de concreto a seu respeito. A queima de combustíveis fósseis continua sendo jogada ao ar livre pelas fábricas, pelos transportes, pela queima do lixo etc.

Lara Brayner

2 comentários:

  1. Lara, os principais efeitos que voce cita podem ser enumerados, ou listados em tópicos, facilita a leitura.
    Qual foi o infográfico que voce interpretou?

    ResponderExcluir
  2. infográfico:
    http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/210905/graficos_aquecimento.html

    ResponderExcluir