quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Unifor: 70% da água usada para irrigação de jardins provém de lagoa 
De cordo com Chefe de Distrito de Manutenção e Obras (DMO) da Universidade de Fortaleza (Unifor), água utilizada para irrigação não passa por depuração, o que termina por ocasionar mau cheiro

A frequência do mau cheiro em torno dos jardins da Universidade de Fortaleza (Unifor) pode estar na água que os irriga, atualmente retirada, em grande parte, da lagoa existente nas imediações do campus. De acordo com Jomar Batista, gerente do Distrito de Manutenção e Obras (DMO), órgão da Prefeitura da Unifor, “70% da água para jardinagem, o que chamamos de aguação, nós retiramos diretamente da lagoa”, explica.

Entretanto, essa água não passa por qualquer processo de filtragem, tampouco por fiscalização da qualidade do material líquido de seu fornecedor natural. Batista não confirma se esse processo será reavaliado, mas atenua a situação afirmando que a água penetrada no solo retorna ao lençol freático, e, em seguida, à lagoa. “Há inclusive um projeto que visa utilizar 100% da água para irrigação, proveniente dela (a lagoa)”, ressalta.

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) responde pelos outros 30% da água utilizada via asperção em mangueira, para irrigação dos jardins.

Poços artesianos
Outro problema de manejamento do recurso hídrico nas dependências da Unifor são os poços artesianos. Dos dez perfurados pela universidade, quatro são inutilizados por conta da alta salubridade presente nos reservatórios.

Jefferson Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário