quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Eventos esportivos demonstram sintonia entre esporte e natureza


  
 Sara Sousa

         O Brasil é destino certo para os próximos grandes eventos esportivos, em 2014 a Copa do Mundo de Futebol levará a presença da massa a 12 cidades sedes, que receberão os jogos, inclusive a nossa capital cearense. Em 2016, o cenário mundial se volta para os Jogos Olímpicos que serão realizados no Rio de Janeiro. Com tudo isso, o espírito esportivo do brasileiro pulsa cada vez mais forte e a festa já é aguardada por muitos. Além das obras arquitetônicas, estádios de futebol e vilas olímpicas, o País se prepara para a recepcionar uma grande festa, e o símbolo que representa o Brasil é o seu mascote que dará forma e cores a esta alegria, que é o esporte.
 

       Comandar a festa é a melhor parte, e quem tem esse divertido papel é o mascote, querido pela torcida, principalmente pelas crianças. A Copa de 2014 já tem o seu o bichinho eleito, o tatu-bola. O mascote foi escolhido por ser genuinamente brasileiro, ele vive sob proteção de órgãos que trabalham para evitar sua extinção. Pensando nisso, a delegação e a população o escolheram para anfitriar a festa. O tatu-bola é encontrado no bioma de vegetação da Caatinga, pode ser visto também no Cerrado. Um ponto curioso, é o fato de ele ser parecido com uma bola de futebol, ao se sentir ameaçado o bicho se enrola todo, confundindo os predadores. Muito inteligente, o nosso pequeno mamífero. “É importante destacar que o tatu-bola é uma espécie vulnerável. Com este mascote, vamos poder realizar um dos principais objetivos da Copa do Mundo da Fifa 2014, que é comunicar a importância do meio ambiente e da ecologia . Temos certeza de que ele será amado não apenas no Brasil, mas no mundo todo”, afirmou Jérôme Valcke, secretário geral da Fifa.

        

   Fotos: divulgação

         Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro em 2016, também devem ter seu mascote. Algumas espécies já foram apontadas por comunidades defensoras dos bichos e pessoas que apoiam estas iniciativas, entre elas, um forte candidato é o mico-leão dourado. Nas mídias sociais existe uma grande campanha para que seja eleito. Ele que já é homenageado na cédula de R$20,00, agora mobiliza comunidades no facebook. No perfil da Associação Mico-Leão-Dourado, existem informações e solicitações de compartilhamento da campanha, pró mico-leão dourado no Rio 2016. Para conferir a página, basta clicar no link http://www.facebook.com/mascote.rio2016
         Outro primata no páreo é o macaco Muriqui, ambos, igualmente ao tatu-bola são brasileiros e estão ameaçados de extinção. O habitat natural do muriqui é a Mata Atlântica, ele é um dos animais que sofre maior risco de extinção pelo fato da destruição da floresta, e o que agrava ainda mais a sua situação é a caça da espécie, que também dificulta sua reprodução. Mais detalhes da história e defesa do Muriqui http://www.muriqui2016.com.br/.
        Estas ações são louváveis para ajudar na divulgação da necessidade de preservar a natureza. E esse seguimento move a nova geração, nada melhor do que eventos com a magnitude da Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos para expressar a necessidade de zelar pelos animais do nosso País. É este o tipo de iniciativa que esperamos dos órgãos governamentais e de toda a sociedade em prol da sustentabilidade e harmonia entre as espécies. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário