terça-feira, 30 de outubro de 2012

Saneamento será um dos grandes desafios para o próximo prefeito de Fortaleza







A população que não conta com o saneamento básico sofre constantemente com doenças que muitas vezes são causadas pela poluição da água que ocorre por causa da falta de esgotamento. Até o ano passado, metade da população da capital não tem sido beneficiada com o esgotamento. O dado é do site da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) que informa o índice de 46,40% de carência de esgotamento.
            Fortaleza está no 28º lugar em saneamento básico no ranking das cidades mais populosas do Brasil, sendo uma das que está com o pior índice, de acordo com o site Planeta Sustentável e cruzamento de dados do IBGE 2010 e pesquisas nacionais e internacionais de saneamento básico. O novo prefeito de Fortaleza terá o saneamento básico como um dos grandes desafios de seu governo.
            Grandes obras de abastecimento de água e esgoto estão sendo realizadas na capital, mas muitas delas não beneficiam a população mais carente. Pois são realizadas apenas nos lugares mais nobres da cidade como Aldeota, Beira Mar e Praia de Iracema. O que não ocorre, por exemplo, no Bairro Antônio Bezerra que vem sofrendo há algum tempo com a falta de água.
            O novo prefeito terá como legado diminuir as diferenças no saneamento básico de Fortaleza dando boas condições de saúde para toda a população diminuindo a proliferação de doenças de veiculação hídrica.

Doenças de veiculação hídrica

Existem muitas doenças que são causadas pela poluição da água e um dos meios mais importantes para evitar essa poluição é o saneamento básico. O abastecimento de água também é uma forma de evitar que as pessoas fiquem doentes por causa de água contaminada, pois receberam água em boas condições de uso.
São doenças transmitidas pela água:
·         Diarreia infecciosa
·         Cólera
·         Leptospirose
·         Hepatite
·         Esquistossomose

Saneamento básico no Brasil

No Brasil, 83% das pessoas tem acesso ao abastecimento de água, mas somente 55% tem coleta de esgoto o que causa uma maior facilidade de ficar doente, pois a poluição e a proliferação de doenças é constante devido os esgotos a céu aberto.















Por: Lia Sequeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário