sábado, 20 de outubro de 2012

Que belo lixo


No documentário “Lixo Extraordinário”, acompanhamos o artista plástico brasileiro Vik Muniz em um aterro sanitário do Rio de Janeiro, localizado no Jardim Gramacho, um dos maiores do mundo. Além da produção das obras, vemos também um pouco da vida de alguns daqueles catadores, tão marginalizados na sociedade, porém de suma importância dentro do esquema de tratamento dos resíduos produzidos por nós.

 Somos apresentados a grande sociedade que é formada dentro do lixão, retirando a imagem banalizada que temos do lugar, onde gostamos daqueles simpáticos catadores, que procuram levar uma vida digna.

 A maior parte da película é composta de depoimentos dos catadores dentro do aterro, ou mesmo em suas residências. Na 3º parte do documentário, vemos como eles participaram diretamente do processo de produção das fotografias, auxiliando Vik em suas obras.

 A partir deste documentário, além de humanizar os catadores, o artista nos mostra o quão belo pode ser o nosso lixo, desde que tratado apropriadamente e de forma criativa. O conceito dessa reciclagem já está no consciente dos catadores, que em seus depoimentos apóiam veementemente essa atitude, sabendo que assim estão ajudando a melhorar o meio-ambiente.

 O documentário mostra, implicitamente, como é importante a coleta seletiva, facilitando o trabalho dos “funcionários” dos aterros sanitários, onde do que nós não desejamos mais, podem sair verdadeiras obras de arte.

- Hamlet Victor

Nenhum comentário:

Postar um comentário