terça-feira, 24 de maio de 2011

Feira Agroecológica do Benfica – A favor da Biodiversidade


Desde abril de 2010 acontece em sábados alternados a Feira Agroecológica do Benfica na praça da Gentilândia, em Fortaleza (CE). A feira é organizada por um grupo de “consumidores conscientes” que se reuniram com o intuito de incentivar a permacultura, os produtores locais que trabalham com frutas e verduras orgânicas e também promover várias atividades no local, como oficinas, artesanatos, palestras e encontros. “É um trabalho voluntário que nos proporciona grande satisfação, pois podemos dar essa oportunidade às pessoas que querem ter um estilo de vida mais sustentável.”, afirma Luana Spinoza, uma das organizadoras.


O evento ainda está em fase de crescimento, no aguardo de incentivos por parte da prefeitura e patrocínios. Porém, a procura por parte de consumidores já é grande, a cada sábado que passa podemos ver um número crescente de pessoas interessadas em comprar os alimentos. Uma delas é Heloísa Murta, secretária da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Ceará, que apoia a causa e diz que a feira orgânica é uma opção mais saudável, pois no estado o uso de agrotóxicos e outros produtos químicos é abusivo, trazendo problemas à saúde.
De fato, o Brasil é o país que mais usa agrotóxicos no mundo inteiro e essa ação provoca um grande desgaste à natureza, pois polui o solo, o ar e prejudica toda a fauna local. Além disso, causa várias doenças para os humanos devido aos seus tóxicos. A vantagem de consumir um produto orgânico é estar livre desses químicos, preservar o meio ambiente e se alimentar de forma mais saudável, uma vez que os venenos tiram boa parte dos nutrientes da fruta ou verdura.
Wagner Pedrosa trabalha com a permacultura há nove anos, mantêm o sítio Vale da Biodiversidade, situado em Mulungu, região do Maciço de Baturité e é um dos produtores da feira. Ele afirma que o evento é de grande importância para o meio ambiente. “A permacultura é o sistema perfeito para a proteção da biodiversidade, pois nossos processos não agridem a fauna e a flora, respeitamos o ritmo da natureza, a época de cada fruta ou verdura e também tratamos a água e o solo sem aditivos químicos”.

Além desses benefícios citados por Wagner, existe também o fato da valorização do produto local, que é mais fresco e gasta menos energia para ser transportado e chegar à sua mesa.

Outro produtor que participa da feira, Isaías Xavier de Aguiar, também da região do Maciço, diz que a feira é um grande incentivo para continuar a produzir os produtos orgânicos, porém afirma que a ainda tem o que melhorar: “Acho que precisamos de mais produtores e mais pessoas participando”.

A próxima feira acontece dia 4 de junho a partir das 7 horas da manhã e é aberta a todos os interessados.

Postado por: Patrícia Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário