quinta-feira, 2 de junho de 2011

Japão mapeia o mundo para sustentabilidade ecológica


Em 13 de junho de 1992, durante a conferencia das Nações Unidas do Ambiente e Desenvolvimento no Rio de Janeiro, 178 governos votaram para adotar a Agenda 21, um plano de ação para a sustentabilidade ecológica que requer que organizações dos sistemas das Nações Unidas, Governos e grupos majoritários ao redor do globo que, nacionalmente e localmente, apontem todas as áreas de impacto humano no ambiente.
No mesmo ano, o Governo Japonês propôs o “Mapeamento Global” que busca ajudar em problemas de sustentabilidade numa escala global monitorando os recursos fundamentais do mundo através de informação geoespacial.
O projeto para desenvolver um Mapa Global foi proposto pelo ministro da Construção (atualmente o Ministro da Terra, Infraestrutura e Transporte do Japão) com o objetivo de desenvolver dados digitais da geografia de todo o globo.
Atualmente o GSI (Geospatial Information, ou Informação Geoespacial) tem o papel de Secretariado do Comitê Director Internacional para o Mapeamento Global e também é o responsável pela fiscalização do desenvolvimento do Mapa Global e também da validação dos dados enviados pelos países.
O objetivo do mapeamento global é contribuir com contramedidas para problemas ambientais como aquecimento global e mudança climática, disse um porta vós da GSI.
De acordo com a GSI, a intenção do projeto é desenvolver uma especificação unificada de informação digital geoespacial para toda a área da superfície da terra.
 Atualmente, 181 países e regiões ao redor do mundo estão promovendo desenvolvimento de dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário