quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Catadores de Lixo Contribuem Para a Limpeza Urbana



 A população da 5ª maior cidade do Brasil vem crescendio a cada dia; hoje já somos aproximadamente 2.473.614 milhões de habitantes em Fortaleza. Com este grande aumento populacional, vem também grande aumento da produção de lixo, lixo que na maioria dos casos não é feita a divisão seletiva para reciclagem e é jogado fora sem nenhuma preocupação posterior.

Em decorrencia tanto do aumento populacional quanto do aumento do lixo produzido em Fortaleza, vem aumentando também uma forma de trabalho; os catadores de lixo, que diretamenrte são responsáveis por grande parte desta coleta seletiva. Os catadores de lixo ou catadores de materiais recicláveis, são de grande importância para a limpeza da nossa cidade. São pessoas que dedicam-se a coletar matériais recicláveis.
De acordo com o site Lixo.com.br , os catadores podem ser classificados de várias formas:

  • Trecheiros: catam lixo entre uma cidade em outra, sempre no trecho, daí vem o nome;
  • Catadores do lixão: coletam materiais em lixões;
  • Catadores individuais: são independentes e trabalham sozinhos. Geralmente, trabalham com um carrinho emprestado pelo sucateiro para o qual eles entregam o material coletado nas ruas;
  • Catadores organizados: trabalham em grupo e podem estar dentro da lei ou em fase de legalização. São, por exemplo, empresas que trabalham em sistemas de cooperativas. 

Mais importante do que saber como são classificados, é saber da importância deles. Mais de 125 mil toneladas de lixo por dia são coletadas no Brasil. Porém, há uma parte que não é coletada, mas descartada(inadequadamente) em lugares públicos como vias urbanas, trilhos de trêm, etc... Dentre estes resíduos podemos encontrar papies, latas de metal, garrafas plasticas e até de vidro.
Estes resíduos acabam sendo "levados" para dentro de bueiros e esgotos, que na época das chuvas é grande fator para o alagamento.

 Neste sentido, os catadores são de grande ajuda no recolhimento deste material que é descsartado de forma inadequada pela própria população.


        Isaque Falcão Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário