Já virou novela. É parte da rotina do fortalezense ouvir histórias, desentendimentos entre forças do Estado e, até mesmo, escândalos envolvendo as dunas do Cocó, que tornaram-se “a protagonista”, “a meninas dos olhos” desse enredo que a população Fortaleza comumente acompanha e tão bem conhece.
E não é para menos. Além dessas dunas estarem localizadas em uma parte estratégica da cidade, o local é uma Área de relevante interesse ecológico – Árie.
Mas, o que Árie? É uma área, em geral, de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana, com características naturais extraordinárias e que abriga exemplares raros da biota regional. Se encaixa direitinho com no perfil da nossa mocinha, não é?
Por causa disso, nossas queridas dunas merecem todo respeito e regalias, como toda protagonista que se preze. Por sua relevância, precisamos manter e regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza.
É mais que uma boa ação, é lei. As Árie fazem parte do Sistema nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) - Lei 9.985 de 18 de julho de 2000.
Texto de Raynna Benevides
Nenhum comentário:
Postar um comentário