quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Glossário Ambiental


nome dado aos resíduos resultantes da rápida obsolescência de equipamentos eletrônicos (o que inclui televisores, telemóveis, computadores, geladeiras e outros dispositivos). Tais resíduos, descartados em lixões, constituem-se num sério risco para o meio ambiente, pois possuem em sua composição metais pesados altamente tóxicos, tais como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo Em contato com o solo, estes produtos contaminam o lençol freático; se queimados, poluem o ar. Além disso, causam doenças graves em catadores que sobrevivem da venda de materiais coletados nos lixões.

Compostagem
Compostagem é um processo que ocorre quando plantas e restos de comida, em um ambiente rico em oxigênio, se transforma em um tipo de solo chamado húmus. O húmus pode ser usado como adubo em parques, jardins e na agricultura. A compostagem em larga escala requer que o lixo seja devidamente separado, para evitar altas concentrações de metais pesados no
húmus produzido.
Desenvolvimento Sustentável
"É aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de sobrevivência das gerações futuras".
O desenvolvimento sustentável visa a harmonia entre as pessoas, e entre os seres humanos e o meio ambiente. Este termo surgiu no período de 1983 a 1987, resultado do trabalho da Comissão de Brundtland, esta foi formada pela ONU, esta comissão se reuniu para decidir alguns fatos importantes como: limitação do crescimento populacional, preservação da biodiversidade e dos ecossistemas, diminuição do consumo de energia, a comunidade internacional deve proteger os ecossistemas, guerras devem ser banidas
Ecologia
“Pela palavra ecologia, queremos designar o conjunto de conhecimentos relacionados com a economia da natureza - a investigação de todas as relações entre o animal e seu ambiente orgânico e inorgânico, incluindo suas relações, amistosas ou não, com as plantas e animais que tenham com ele contato direto ou indireto, - numa palavra, ecologia é o estudo das complexas inter-relações, chamadas por Darwin de condições da luta pela vida”. Definição de ecologia pelo estudioso Ernest Haeckel, em 1870.
Combustíveis fósseis
Os combustíveis fósseis são formados por plantas e restos de plantas que foram recobertos pela crosta terrestre há milhões de anos, e se transformaram em material fóssil (carvão, gás e petróleo). Combustíveis fósseis são um exemplo de recursos naturais não-renováveis. Quando os combustíveis fósseis são queimados é produzido, entre outros componentes, o dióxido de carbono. Como este carbono não é parte natural do ciclo biológico, a atmosfera recebe uma quantidade adicional de dióxido de carbono que provoca o aquecimento global. No processo de queima de combustíveis fósseis são geradas outras substâncias, como o enxofre e metais pesados, aumentando o seu nível de concentração na natureza.

Compostos Orgânicos Voláteis (VOC)
São materiais compostos por Carbono, Nitrogênio, Cloro e outros átomos que podem produzir gases com facilidade. Os solventes orgânicos que são usados na indústria e em casa são exemplos de VOCs. Eles ajudam a produzir o Ozônio ao nível do solo e a poluição atmosférica. 

 EMAS (Eco Management and Audit Scheme)
É uma regulamentação voluntária no âmbito da União Européia relacionada ao gerenciamento ecológico e auditorias ambientais nas empresas. A EMAS foi desenvolvida para ajudar às empresas a tratar os problemas ambientais de uma maneira sistemática, e é similar às normas de qualidade ISO 9000 no tocante aos métodos de trabalho. Existe, ainda, um outro sistema de gerenciamento ambiental conhecido como ISO 14001. De acordo com a EMAS, as empresas devem desenvolver uma política ambiental, um programa ambiental e um programa de gerenciamento ambiental. As empresas devem, ainda, divulgar publicamente o resultado de sues programa ambientais através de um chamado Relatório Ambiental. Veja Sistema de Gestão Ambiental. 

Economia ambiental
Consiste em uma parte da economia que procura integrar a abordagem econômica com a abordagem ecológica. Em resumo, a economia ambiental é uma tentativa de mensurar o custo ambiental oculto, que a economia tradicional não considera.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário