quinta-feira, 17 de maio de 2012

Sites ambientais úteis

Produzido por Rebeca Lôbo

Fica aqui reunido diversos links relevantes voltado à ampliação do conhecimento ambiental, com informações em constante pesquisa e renovação, servindo como apoio para você.

Confira!

A

Associação Mucky de Proteção aos Primatas - Projeto Mucky: Realiza pesquisas para o combate ao tráfico de primatas e reabilitação de animais.   
  
Associação de pesquisa e preservação de ecossistemas aquáticos- Aquasis: Tem como objetivo desenvolver ações e pesquisas para preservação da biodiversidade e o uso responsável dos recursos naturais no nordeste do Brasil. 

Amigos da natureza: É uma comunidade virtual onde os participantes podem publicar matérias e artigos sobre meio ambiente, ecologia e educação ambiental. 

B

Bioma Brasil - UMRAS - Unidade de Manejo e Reintegração de Animais Silvestres e Conservação do Meio Ambiente: Voltado ao Manejo e Reintegração de Animais Silvestres e Conservação do Meio Ambiente. 

C

Corredores de Biodiversidade da Mata Atlântica: Disponibiliza informações sobre os projetos de formação dos três principais corredores de biodiversidade do país, o Corredor de Biodiversidade do Nordeste, o Corredor Central da Mata Atlântica e o Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar. 

F

Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza: A missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras organizações e sensibilização da sociedade para a causa conservacionista, contribuindo para o equilíbrio ecológico do planeta e para a manutenção da vida.  

Fundação SOS Mata Atlântica: Desenvolve projetos de conservação ambiental, produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal do Bioma, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal, voluntariado, desenvolvimento sustentável e proteção e manejo de ecossistemas.  

G

Greenpeace Brasil: O site mostra questões relacionadas à preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, com campanhas dedicadas às áreas de florestas (Amazônia no Brasil), clima, nuclear,oceanos, engenharia genética, substâncias tóxicas,transgênicos e energia renovável. 

I

Instituto Brasil PNUMA - Comitê Brasileiro do Programa das Nações Unidas para o MeioAmbiente: Tem como missão liderar e encorajar parcerias ambientais, inspirando, informando e preparando povos e nações para melhorar sua qualidade de vida sem prejudicar a das gerações futuras. 

IPÊ -Instituto de Pesquisas Ecológicas: Tem como um dos objetivos conservar a biodiversidade, respeitando as tradições das comunidades do entorno dos locais que precisam ser protegidos. 

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis: Site oficial do governo com todas as informações sobre os trabalhos realizados pela instituição, serviços on-line, consultas públicas, editais, convites além das áreas temáticas com informações sobre auditorias, fiscalização, fauna, incêndios, monitoramento e licenciamentos ambientais além de vários documentos disponíveis em rede.

Instituto Baleia Jubarte: Oferecem notícias sobre o Projeto Baleia Jubarte que visa a proteção desta espécie que procura as águas brasileiras para a reprodução. Com a finalidade de promover a proteção e pesquisa destes mamíferos no Brasil.

Instituto Terra Brasilis: Sua missão é promover a conservação e o uso responsável do patrimônio natural e cultural brasileiro, a partir de fundamentos técnico-científicos, tendo como princípios básicos a ética e o compromisso sócio-ambiental.

M

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Embrapa Meio Ambiente: A sua atuação em pesquisa, desenvolvimento e inovação está voltada para a interface agricultura (atividades agrícolas, pecuárias, florestais e agroindustriais) e meio ambiente. 

Ministério do Meio Ambiente: Site oficial do governo federal com várias notícias e informações sobre legislação ambiental, editais, chamadas e audiências públicas, publicações, sistemas de informações, fotos, mapas e geoprocessamento e indicadores ambientais.

O

O Eco: Site com notícias sobre meio ambiente, ecologia e sustentabilidade. Possui várias reportagens, colunas, fotografias, blogs, vários tags ambientais, agenda de eventos, concursos, entre outros.   

ONG World Wildlife Fund - Brasil: Organização dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. 

ONG AnimaiS.O.S.: ONG que se preocupa com o direito dos animais mediante informação e publicidades patrocinadas por colaboradores. O portal dispõe de campanhas (cartazes, cartões, videos, wallpapers), legislação, notícias, lojinha virtual e um sistema de adoção de animais . 

ONG Ambiente Brasil Centro de Estudos: Apresenta notícias atualizadas diariamente sobre meio ambiente, notícias sobre eventos e cursos na área ambiental, informações sobre os projetos realizados pela ONG. 

P

Projeto Esperança Animail: É uma entidade ambiental, que tem o objetivo de propiciar harmonia entre os seres humanos e o planeta. O projeto luta contra os maus tratos, abandonos, comércio ilegal, uso de animais em entretenimentos e eutanásia de animais.

Portal Ambiente Brasil: Focado em meio ambiente, fonte de estímulo à ampliação do conhecimento ambiental. Contém informações on-line em constante pesquisa e renovação, dirigida a um público formador de opinião, servindo como referência ambiental.  

Portal do Meio Ambiente - Rebia - Rede Brasileira de Informação Ambiental: O site divulga notícias sobre meio ambiente, disponibiliza revistas sobre o tema, realiza fóruns de debates socioambientais, promove cursos e oficinas, além de ações de educação ambiental, cidadania e voluntariado.